O caráter do Servo


Como podemos definir o carácter de um servo útil, bom e fiel? Que tipo de serviço agrada realmente a Deus? Certa ocasião o Senhor Jesus ensinou: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lucas 17.10). O servo inútil é aquele que faz tão-somente o que lhe é ordenado.

Já o servo útil é aquele que faz além do que lhe foi ordenado. Ele é aquele que se dedica de forma integral, estando disposto até a abrir mão de sua vida pessoal para lutar pelo cumprimento dos objectivos do Senhor. Na parábola dos talentos (Mateus 25.14), o Senhor considerou servos bons e úteis os dois primeiros, que “saíram imediatamente a negociar”. Os mesmos que, muito tempo depois, prestaram contas ao seu senhor. Ora, devido a esse comportamento, eles foram elogiados e considerados servos bons e fiéis pelo seu senhor. Temos que considerar que o servo bom é aquele que manifesta um carácter tal qual o do Senhor.

Muitas vezes, o servo manifesta fidelidade no seu trabalho e pensa que isso já é o bastante. Às vezes, a sua fidelidade é tão marcante e forte, que ele chega a pensar que os deslizes de sua conduta são justificados. Muitos até têm usado erroneamente a interpretação da seguinte palavra de Tiago: “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.” (Tiago 5.19,20).

Essa multidão de pecados que serão cobertos é do pecador que se converte, e não daquele que o converteu! Se fosse o contrário, não haveria justificação pela fé, e sim por obras de salvar os outros. Veja o que o Senhor ensina: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demónios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniquidade.” (Mateus 7.21,22). E veja também se não é esse o tipo de servo fiel.

Ele havia profetizado, expelido demónios e até feito milagres. Mas seu carácter não era aprovado e ele não estava tendo as motivações certas. Por isso, o Senhor lhe disse: “Apartai-vos de Mim, porque nunca vos conheci”. Deus não deseja uma rendição parcial. Ele quer 100% de entrega de seus servos e servas. Se realizarmos obras sem um coração rendido, seremos somente meros activistas.

E, quando o Senhor Jesus voltar e tivermos que ser confrontados com nossas obras, poderemos encará-Lo com a consciência tranquila, sem sentir vergonha de nosso desempenho em Sua obra. Portanto, não basta ser fiel, tem que também ser bom. Ou seja, tem que ter carácter de servo!

BM

Que Deus nos oriente,na Fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...