Se viver de elegios, morrerá pelas críticas


 É agradável receber elogios. Eles acariciam o seu orgulho e recompensa o seu ego. É também agradável o ato de elogiar. Ele geralmente causa uma reação positiva e aquecedora na maioria dos recebedores.

 Mas, tenha cuidado para não fechar os seus olhos para o caráter e as intenções de quem o fez. Elogios são usados para gratificar a vaidade ou a autoestima de uma pessoa, exagerando as suas características boas e ignorando os seus defeitos. As vezes para obter favores não merecidos ou para servir aos seus próprios interesses (Dn 11:21,32,34). Autoestima e orgulho, traços vulneráveis do "cristão" carnal nestes atuais dias perigosos, são sintomas pecaminosos do coração depravado do homem (II Tim 3:1-2). Afaste-se dos aduladores (Pv 20:19). Discurso que opera a ruína (Pv 26:28; Sl 5:9-10). 

Atualmente, políticos, vendedores , líderes e liderados são aduladores. Ao invés de apresentarem substância, fatos e verdade, eles apresentam a bajulação, efervescência e louvor vazio, amizade insincera e vãs promessas de realizações. Se for sábio reconhecerá esses ofensores, que anseiam pelo seu voto, sua compra, ou seu favor. Os ministros de Deus não lisonjeiam (Its 2:5). Um sábio não permitirá que mintam para ele, nem que seja a respeito de suas virtudes (Pv 14:15)! E evitará as armadilhas óbvias que estão sendo preparadas para ele, e ele evitará a agradável auto decepção do elogio.

Um sábio não lisonjeará, pois ele sabe que é um pecado desprezado (Pv 6:16-19). Em seus relacionamentos em casa, na igreja, no trabalho, escola, faculdade ele tomará todo o cuidado para tratar com fatos e realidade. É uma tentação da nossa geração de riso fácil, frívola e superficial o lisonjear. Todos os homens devem proteger as suas amizades e relacionamentos, de louvor excessivo ou insincero. Pois ele sabe que até títulos bajuladores usados com frequência hoje em dia também são condenados (Jó 32:21-22; Mt 23:5-12)!

A repreensão, por sua vez, é muito melhor, pois contém um objetivo nobre e lucrativo de auxílio aos outros (Pv 28:23).

A repreensão franca é melhor que o amor escondido. As feridas feitas por um amigo sincero são melhores que os beijos de um inimigo. (Pv 27:5-6 NVT)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...