Porque JESUS SEM HERESIAS? O que isso significa?


Durante esses quase três anos de existencîa do Blog tenho ouvido e recebido por e-mail esse tipo de questionamento. Então para lucidar as duvidas vamos primeiro entender o que é heresias.

A palavra grega (hairesis), que literalmente significa "escolha", é usada no Novo Testamento para designar uma seita ou facção, Por exemplo, os saduceus eram uma seita dentro do Judaísmo (Atos 5:17), assim como eram os fariseus (15:5).

Daí entedemos que heresia é qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais de uma tradução religiosa. Em particular, isto se refere a grupos dentro do Cristianismo que ignoram alguns de seus elementos básicos.

A palavra "heresia" veio a significar o ensino particular que causava a separação do Cristianismo. Assim, Pedro exortava os cristãos sobre vários falsos mestres que tentariam demover os fiéis com seus ensinos heréticos (2Pedro 2:1). Na era moderna, esta é a forma como a palavra "heresia" é normalmente entendida; é incomum e/ou falso ensinamento aquele que prejudica a fé e também causa facções distintas dentro da igreja. Alguns exemplos de hereias são "unção de leão","cair pelo poder"," não vista isso","não comeis aquilo","guardem o dia tal","não precisa sacrificar",na barra lateral do Blog temos a coluna "EM QUE CREMOS" o que fugir disso também consideramos heresias e por aí vai.

Quando inicialmente muitos judeus creram que Jesus de Nazaré de fato era o Messias, eram conhecidos como "a seita dos Nazarenos" (24:5). Em cada um desses versos, a palavra hairesis não é usada para insultar - ela significa meramente uma seita, um pequeno grupo dissidente que se separou do Judaísmo ou do Cristianismo.

Depois que a igreja cresceu e se desenvolveu,qualquer grupo faccioso dentro de uma igreja local foi chamado de heresia - isto é, era uma seita que detinha certas opiniões contrárias às verdades estabelecidas pelos apóstolos. Em vista disso, Paulo disse à igreja em Corinto que seitas deveriam se desenvolver entre eles como uma forma de separar o falso do verdadeiro (I Corintios 11:19).

A palavra heresia é utilizada pela Igreja para definir o que é uma doutrina contrária à Verdade revelada por Jesus Cristo,ou seja,que é uma "deturpação,distorção ou má-interpretação" da Bíblia,dos profetas e de Jesus Cristo. A própria Bíblia fala sobre a "aparição de heresias", " Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus." (Gálatas 5:20).

Agora que entendemos heresias devemos entender os dogmas do evangelho ou seja,a sã doutrina que nada tem haver com normas e costumes tradicionais,impostos pelas religiões.O que vamos ver apartir de agora é o que realmente DEUS cobra da sua igreja e do seu povo. Veremos que é muito mais do que normas e costumes,é a sã doutrina! Que não se baseia em heresias.

O Apostolo escrevendo aos colossenses no cap.2 apartir do verso.8 enfatiza que famos circuncidados por CRISTO e não por mãos de homens,então fomos resuretos por ELE para viver para ELE,e não para as ordenanças dos homens e religiosos. veja os versos.16-23 de Colossenses,ele diz ninguém vos julque ninguém se faça arbitro.

Logo no cap. 3 já apartir do verso 1 ele nos exorta a buscar as coisas lá do alto, seque no verso 5 pedindo,para sepultarmos a nossa natureza terrena,fazendo então com que haja uma mudança interior,que pode ser vista até no falar veja o verso 8 e 9 de Colossenses 3.

Depois ele nos adverte a cultivar as virtudes ensina os deveres familiares,como submição da mulher ao homem,o amor do marido a sua esposa,a obediencia dos filhos aos pais e até o trabalhador a trabalhar para o seu patrão,como se o fizesse ao próprio DEUS, também aos patroes a tratar seus colaboradores como se a DEUS fizese veja os versos 18 até o 25,tudo isto em Col.2 e 3.

Nas cartas à Timóteo o Apostolo fala com vigor sobre a sã doutrina deixando claro que as leis não são para os justos e sim para os injustos (1Tm.1.4-10).
No cap. 2 de 1Tm ele resalta que DEUS quer salvar a todos veja versos 3 até o 10.
No cap. 6 do mesmo livro o Apostolo diz:"não deis creditos a quem não traz consigo a sã doutrina" veja os versos 1 ao 5.

Na carta aos hebreus o Apostolo nos adverte"a não sequir varias doutrinas e ensinamentos diferentes...É bom ser espiritualmente forte por meio da graça e não por regras..."(Hb.13.9).

Conclusão!
A quase três anos O "JESUS SEM HERESIAS" é uma opção de fé na internet ,longe de querer pregar uma religião ou uma placa de igreja. No "JESUS SEM HERESIAS" você vai encontrar textos,mensagens que edificam à fé conciente e inteligentemente, sem ditar regras e preceitos de homens,sem doutrinas opostas aos dogmas do evangelho pleno,sem disparate,sem absurdos,sem refutação,sem idéias contrarias,e sem repater o evangelho. Somente com luz na que é 'viva e eficaz,e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes,que penetra até à divisão da alma e do espírito,e das juntas e medulas,e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração'." (Hebreus 4 : 12) A saber a palavra de Deus . Sabendo que não é bom "..sequir varias doutrinas e ensinamentos diferentes...É bom ser espiritualmente forte por meio da graça e não por regras..."(Hb.13.9)

Com esse texto espero ter ajudado a eliminar dúvidas.

Que Deus te oriente,na fé !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...