Comportamento adulto na fase infantil é influenciado pelos pais

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho,obscuramente; então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então conhecerei como também sou conhecido". ( I Co 13.11-12)

Criança sensual tem influência direta dos pais

O que mais vemos nos dias de hoje são crianças, de até mesmo três anos, que já se vestem como “microadultos”. São saias curtas, maquiagem, tops, meias rendadas que fazem parte do figurino das pequenas. O problema disso tudo é que os pais são os que mais acham graça em ver seus filhos se vestindo e agindo como adultos.

Para a psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge, isso acontece porque os pais transferem para seus filhos a maneira como gostariam de ser. “De alguma forma eles passam a maneira como gostariam de se vestir, a personalidade que desejam ter, ou seja, é uma forma de se satisfazerem através dos pequenos.”

A psicóloga também explica que a mãe é o espelho da menina, apesar de a pequena ter uma ligação forte com o pai, mas é nela que busca referência de feminilidade, por isso, deve-se tomar cuidado com os exageros. “Ela fará tudo o que vê a mãe fazendo e isso aflorará o seu lado feminino. O problema está quando a mãe insere a filha no ciclo vicioso da moda, pensando que não pode deixá-la fora da tendência ou de como as outras meninas estão se vestindo. É desta forma, sem perceber, que a mãe leva a criança para um lado perigoso.”

Esse perigo está na inicialização que a mãe deu à criança a um mundo de vaidades que ainda não pertence à pequena. “Ela não tem discernimento do que é certo ou errado, por isso terá como parâmetro aquilo que a mãe apresentar a ela e julgará normal vestir-se com minissaias, mostrando partes do corpo sem necessidade”, esclarece Débora.

É por isso que tudo esta ligado à personalidade da mãe. “Se a mãe insiste em maquiar sua filha, em colocar roupas curtas, em ensiná-la a dançar de forma sensual, a criança não terá como fugir disso, porque aprenderá que essa é a forma correta. E assim ela passa a ser aquilo que não é para obedecer à mãe.”

Há coisas que podem não ter problemas, como por exemplo, pintar as unhas. Mas é preciso saber o limite. “A limitação começa quando a criança torna isso essencial e vive em função de sua vaidade. Não quer sair de casa se não estiver de unha pintada ou vestida com a roupa que quer. Isso só acontece porque a fizeram acreditar que deve fazer e viver somente o que agrada aos outros, o que está na moda, o que a mídia impõe.”

Crianças assim indicam que não receberam orientação de seus pais, e cresceram pensando que têm que fazer o que é imposto. “Elas não têm confiança em si e por isso que a dependência da opinião dos outros sempre existirá, já que não tiveram a presença da mãe e do pai com suas orientações do que é certo ou errado para sua idade, crescendo com qualquer influência da sociedade”, enfatiza Débora.

Ela também ressalta que a falta de orientação dos pais e o exagero ao impor que os filhos tenham atitude de adulto antes da hora podem tornar aquela criança uma pessoa com alguns problemas. “Dependendo do que acontecer com ela na infância, ela pode ser frustrada, fútil. Porém, pode acontecer de tudo isso ser somente uma fase e ela crescer com sua própria personalidade, sabendo o que falar e o que vestir, por ver outros exemplos femininos na sua convivência”, finaliza a psicóloga.

Por Tany Souza
tany.souza@arcauniversal.com

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". (Pv 22.6)

Que Deus nos oriente,na Fé!

Um comentário:

  1. Muito bem colocado Tania! parabéns pelo post! A adultização das crianças é muito prejudicial ao seu desenvolvimento e para a fase adulta também.
    Veja esse link também: http://www.webfilhos.com.br/destaque/adultizacao-infantil

    ResponderExcluir

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...