A Conquista da Terra Prometida -

Imagem:  Blog Bp Macedo
Deus dá a terra, concretizando a promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó e renovada aos seus descendentes. O povo foi liberto da escravidão do Egito para ser livre e próspero na Terra (Ex. 3. 7-8).  Por trás das longas e listas esta a alegria e gratidão pelo dom de Deus. E um fato chama a atenção: as tribos tiveram de conquistar a Terra que Deus lhes dera.

Deus concede o dom, porém não reprime a liberdade e nem dispensa a iniciativa do homem. Muito pelo contrario, supõe e exige que o homem busque com todas as forças e conquiste o dom de Deus. Assim, a terra é fruto da promessa e do dom de Deus e, ao mesmo tempo, da aspiração, do desejo, do sonho e da conquista do homem. Em outras palavras, Deus promete por dentro das aspirações do homem, e realiza seu dom por dentro das conquistas do homem.

Lendo o livro de Josué percebemos um insuperável tratado sobre a graça de Deus, que é a base da vida e da história humana na terra. A graça não é dom paternalista de Deus, deixando o homem passivo. Ela é o dom que Deus faz das possibilidades já contidas na estrutura de toda a criação, e principalmente no ser humano, criado por Deus e com potencial para conquistar. 

Sem a atitude livre e responsável que procura descobrir, tomar posse e endereçar as possibilidades, o homem jamais encontrará a graça, pois ela é fruto do dom e da conquista. A Terra prometida é um símbolo da vida e da história. A vida é o dom de Deus que o homem deve conquistar. Não, porém, de uma vez para sempre.

Tudo se concretiza na tensão histórica que existe entre o presente efetivo de Deus, que abre seu dom nas possibilidades para viver, e o presente-futuro do homem que busca, descobre, toma posse e dá endereço ao dom de Deus. E, para que o dom se torne vida concreta, Deus só coloca uma condição: que o homem seja e continue seu fiel aliado.

A vida esta ai!! É o dom que você deve conquistar, para gozar de sua plenitude. Que endereço você tem dado a ela?

Que Deus nos oriente, na Fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...