Se o Pai não o trouxer... Como Deus traz pessoas a Si?

Jesus disse "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6:44). Deus não predestinou indivíduos para serem salvos ou perdidos, mas antes predestinou o método pelo qual somos salvos. OBEDIENCIA A É A CONDIÇÃO PARA SALVAÇÃO.

Nosso Senhor traz, sim, pessoas para ele, e ninguém pode vir ao Senhor fora do poder de Deus para trazer. Mas isto não é questão de Deus eleger para salvar alguns de nós e condenar outros de nós arbitrariamente. Deus quer que todos sejam salvos, e a razão porque alguns são perdidos não é que Deus os escolheu incondicionalmente para o serem.

Como Deus traz pessoas a si?

"Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim."  (João 6:45). Observe as palavras "ensinados" e "todo aquele" (todos trazidos do mesmo modo, sendo ensinados) e "ouvido" e "aprendido" e "vem". 

O que é ensinado, ouvido e aprendido? O meio pelo qual Deus "chama" ou "traz" todos os homens é o evangelho. "... para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Tessalonicenses 2:14). Não há unção especial, ou predestinação do Espírito Santo, mas antes, o Espírito Santo chama os homens através do evangelho; e é o evangelho que é o poder (Romanos 1:16).

Deus traz o povo a si através do ensinamento do evangelho. A pregação do evangelho é o poder de Deus, sua força atrativa, para salvar (1 Coríntios 1:18-21). Portanto, todas as pessoas, quando ouvem o evangelho, a qualquer momento, têm capacidade para responder ao chamado do evangelho de Deus. Elas também têm capacidade para rejeitá-lo (Atos 13:45-48).

Os pecadores são salvos pela graça de Deus quando respondem em fiel obediência ao evangelho que os traz a Deus (Mateus 7:21). Deus está sempre pronto para que os homens se arrependam e obedeçam (Atos 17:30).

São aqueles que deste modo fizerem que Deus predestinou para a salvação (1 Tessalonicenses 5:9). Este é um conceito importante a reconhecer. Deus não predestinou indivíduos para serem salvos ou perdidos, mas antes predestinou o método pelo qual somos salvos. Se obedecemos ao evangelho, somos batizados "em Cristo" (Romanos 6:3-4). Deus predestinou todos aqueles "em Cristo" para sermos abençoados "... com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1:3). Mas cabe a nós obedecer ou não.

Como ser levado ao Filho de Deus e ser salvo?

De fato, há somente um caminho para vir ao Pai (João 14:6). Não se pode ir ao céu através de Jesus sem obedecê-lo (Hebreus 5:9). Aqueles que tentam entrar de outro modo são contados como ladrões e assaltantes e não terão sucesso (João 10:1).

Como se responde ao chamado de Deus? É importante para você saber isto porque Deus o está chamando. Você respondeu? Se não, vai responder? Você apelará a ele? Pois todo aquele que apelar pelo nome do Senhor será salvo (Atos 2:21). As pessoas que ouviram isto queriam saber como fazer isso (Atos 2:37). Foi-lhes dito "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38). Os homens precisam crer e obedecer (Marcos 16:16). A fé salvadora é viva, não é morta, e se prova pela obediência ao evangelho. O evangelho é o chamado de Deus a nós, pelo qual somos levados a ele. Nossa fé obediente precisa ser a resposta que damos ao seu chamado.

Quem Deus deseja salvar?

A boa nova é que Deus não deseja que ninguém se perca. Ninguém! Deus  é "... longânimo para convosco, não querendo que nenhum   pereça" (2 Pedro 3:9). Deus é compassivo (Mateus 9:36; Salmo 86:15). Deus é justo (Romanos 3:24-26). Deus é pesaroso porque muitos são perdidos (Ezequiel 18:23,31-32; veja Mateus 23:37).

Sugerir que os homens não podem responder ao evangelho de Deus sem uma unção ou chamado que Deus lhes dê, e que ele não dê a todos os outros, faz de Deus o responsável pelos que se perdem serem perdidos. Mas isso não se ajusta à descrição bíblica do caráter e natureza de Deus.

Deus fez a salvação disponível para todos. A salvação está disponível para todos os homens, não somente uns poucos selecionados. Jesus morreu por todos (Hebreus 2:9; João 3:16). Deus quer que todos venham a conhecer a verdade (1 Timóteo 2:4). O convite está aberto a todos, 24 horas por dia. Não há tal coisa como "esperar o chamado de Deus" (Mateus 11:28-30; Apocalipse 22:17). Ele já emitiu seu chamado, e foi para todo o mundo. Qualquer um de nós pode decidir responder a ele, ou não.

Deus não predestinou indivíduos para serem salvos ou perdidos, mas antes predestinou o método pelo qual somos salvos. OBEDIENCIA A É A CONDIÇÃO PARA SALVAÇÃO.

Oração de Jesus: Eu os guardava em Teu Nome, o que Me deste; e os guardei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Eu lhes dei Tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, como também Eu não sou do mundo. Mas agora vou para Ti; e falo isso no mundo, para que tenham Meu gozo completo em Si mesmos. Não rogo que os tire do mundo, mas que os guardes do mal. Não são do mundo, como também Eu não sou do mundo. Santifica-os em Tua verdade; Tua palavra é a verdade. Como Tu me enviaste ao mundo, assim Eu os enviei ao mundo. E por eles Eu Me santifico a Mim mesmo, para que também eles estejam santificados na verdade. Não rogo somente por eles, mas também pelos que hão de crer em Mim por meio da palavra deles, para que todos sejam um; como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu em ti, que também eles sejam um em Nós; para que o mundo creia que Tu Me enviaste. (Jo 17. 12-21)

Que Deus nos oriente, na Fé!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...