O Deus Espirito Santo e os Dons espirituais (parte 1)


Num dos discursos de Nosso Senhor Jesus,Pouco antes de Sua morte Ele passou aos discípulos acerca do Espírito Santo e seu ministério,mais do que em todos os seus ensinamentos anteriores, mas falando sobre esse tema,Ele fez esta declaração um tanto misteriosa: "Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. João. 16.12-13

E foi principalmente por intermédio de Paulo que Ele comunicou esta revelação posterior,veja que logo após a sua conversão Paulo foi cheio do Espírito Santo. "Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo". Atos 9.17

Após essa experiência começou o surpreendente ministério de Paulo,o que não surpreende é vermos em seus escritos referencias salpicadas ao Espírito Santo e o-encontramos exortando os efésios e a nós também a encher-se do Espírito (Ef.5.18) Seu chamado e comissionamento foram feitos por intermédio do Espírito ( At.13:1-4). Paulo era guiado mediante a restrição ou constrangimento do Espírito ( At. 16.6). Seu poder de pregar vinha do Espírito (1 cor. 2. 4). O Espírito o-preveniu dos perigos iminentes (At. 21. 4, 11-14).

Enfim em todo seu ensino Paulo encareceu o Espírito Santo, os diversos nomes que ele usa para o Espírito esclarecem diferentes facetas do ministério do Espírito:
Espírito de poder,de amor e de moderação(2 Tm. 1 .7) ; Espírito da fé(2 cor. 4. 13); Espírito de sabedoria( Ef.1 17); Espírito de santidade(Rom.1.4); Espírito da promessa( Ef.1.13) ; Espírito de adoção ( Rom. 8.15) ; Espírito da vida(Rom.8.2).

Foi o ministério do Espírito que deu a Paulo vitória sobre a carne (a natureza decaída que recebemos de adão). Só pelo Espírito é que podemos mortificar "os feitos do corpo"Rom. 8.12-13).

Como administrador da igreja, o Espírito Santo é a voz autorizada desde o primeiro concílio da igreja(At.15.28), e também quem toma a iniciativa na escolha do presbitério (At.20.28). E Paulo dava uma importância tão grande a isto que,quando encontrou o pequeno grupo de cristãos em Éfeso, sua primeira pergunta foi: "Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? "(At.19.2) e então os conduziu à experiência(v. 6).

Quero salientar ainda que,o Espirito Santo deleita-se em produzir na vida do cristão submisso os frutos espirituais arrolados em (Gálatas 5. 22-23):
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio.


Não deixe de ler a segunda parte na próxima semana onde estaremos escrevendo acerca dos dons espirituais.

Se Você gostou do Blog passe o endereço aos seus amigos convide outras pessoas a ler .

Deus te oriente,na Fé !

2 comentários:

  1. Ev. André estou muito feliz com esta postagem pois
    a mesma mostra que sem O Espirito somos pessoas comum mas com Ele nos tornamos diferente ao produzir os frutos.

    ResponderExcluir
  2. Amém irmão Geraldo esse texto aqueceu meu coração.
    A paz de Jesus Cristo. Deus direcione a sua vida de forma clara e abundante,o levando a revelar cada dia mais a sua Palavra Viva. Aleluia!

    ResponderExcluir

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...