A Igreja Católica voltou a perder adeptos no Brasil



A Igreja Católica voltou a perder adeptos no Brasil, enquanto cresceu a quantidade de evangélicos é o que aponta estudo publicado nesta terça-feira (23/08/2011) pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas.

Segundo o Novo Mapa das Religiões, coordenado pelo pesquisador Marcelo Néri, os católicos passaram de 73,8% da população em 2003 para 68,4% em 2009 - uma queda de 5,4 pontos percentuais.Ao mesmo tempo, os evangélicos passaram a representar 20,2% da população, contra 17,9% em 2003.

O levantamento foi feito a partir de dados de mais de 200 mil entrevistas da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE.
A queda na participação dos católicos na população vem sendo lenta, porém constante, desde o início do século passado, mas havia se mantido estável na medição anterior da FGV, entre 2000 e 2003.

“Chegamos em 2009 ao menor nível de adeptos ao catolicismo na nossa história estatisticamente documentada”, diz o estudo. “Observamos a queda na proporção de católicos em todas as faixas etárias. Essa mudança foi menor para os grupos com idade mais avançada e maior entre os jovens.”

No caso dos evangélicos, o crescimento relativo de adeptos se dá em todas as faixas etárias, embora de maneira mais pronunciada entre os jovens.
Na emergente classe C, os evangélicos representam 21,5% da população – mais do que a média nacional (20,2%).“ A (igreja evangélica) Assembleia de Deus já é a segunda maior igreja do Brasil (em número de adeptos).

Com relação aos gêneros, as mulheres brasileiras, ao mesmo tempo em que são mais religiosas do que os homens, hoje são menos católicas: entre os que possuem religião, 75,3% dos homens são católicos; entre as mulheres, esse índice cai para 71,3%.
“Enquanto os homens abandonaram as crenças, as mulheres trocaram de crença, preservando mais do que eles a religiosidade”, diz a pesquisa.

Religiões no Brasil

“Os dados demonstram claramente que a velha pobreza brasileira (como áreas rurais do Nordeste, mais assistidas por programas sociais) continua católica, enquanto a nova pobreza (como a periferia dessasistida das grandes cidades) estaria migrando para as novas igrejas pentecostais , diz o estudo da FGV.

- Os católicos passaram de 73,8% da população em 2003 para 68,4% em 2009
- Os evangélicos passaram de 17,9% em 2003 para 20,2% em 2009
- Os sem religião passaram de 5,1% em 2003 para 6,7% em 2009

MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS PENTECOSTAIS

Assembléia de Deus*
Fundação: 1910
História e doutrina: A maior igreja pentecostal brasileira surgiu em Belém (PA), sob a influência de dois missionários suecos vindos dos Estados Unidos, onde freqüentavam a Igreja Batista. Organizada nos moldes das igrejas pentecostais que surgiam então naquele país, a Assembléia de Deus acredita no poder supremo do Espírito Santo e prega com ênfase o Evangelho cristão. Nos cultos, fiéis oram e cantam em voz alta dentro dos templos.
Fiéis no Brasil: 9.500.000 aproximadamente
Templos: Dados não disponíveis
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis

* Este número diz respeito apenas à primeira Assembléia de Deus, surgida em Belém (PA) no início do século XX. Trata-se da denominação ligada à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), a quem pertence a patente do nome no país. Ao longo do século, outras Assembléias de Deus surgiram, a maioria sem qualquer ligação institucional com a CGADB.

IGREJAS NEOPENTECOSTAIS

Igreja Universal do Reino de Deus

Fundação: 1977
História e doutrina: Principal igreja do fenômeno neopentecostal brasileiro, foi fundada pelo bispo Edir Macedo, nos subúrbios do Rio de Janeiro. Segue os preceitos gerais do cristianismo, em seus cultos diários. Aposta na mídia eletrônica para difundir a fé – é a principal cliente da Rede Record de televisão, entre outras emissoras,detentora dos direitos da Rede Aleluia de rádio e ainda possui um canal de WEB exclusivo denominado IURD TV.
Fiéis no Brasil: 6.200.000 aproximadamente
Templos: 13.000 aproximadamente
Atuante em quase 200 paises
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 400

EVANGÉLICOS PELO MUNDO


Embora o Brasil seja – de longe – o maior país pentecostal do mundo, o fenômeno não é exclusividade nacional. Por ser o berço desta tradição religiosa, os Estados Unidos ainda concentram a segunda maior massa pentecostal do mundo: quase seis milhões, ou perto de 2% de sua população. Quando se trata de evangélicos de forma geral, os americanos nos superam em larga margem: são 44 milhões nos EUA, contra 27,6 milhões no Brasil. Tirante os dois gigantes, o continente onde encontram-se mais evangélicos é a África. Só na Nigéria são mais de 25 milhões, seguidos pelos 10,3 milhões da Etiópia e os 9,4 milhões do Quênia. Na Ásia, os evangélicos representam mais da metade da população da Coréia do Sul, sendo um quarto deles de pentecostais, e também prosperam na Índia (11 milhões, pouco se comparado à maioria hinduísta do país) e na Indonésia (5,3 milhões). Entre os latino-americanos, destacam-se as massas evangélicas da Argentina, com 2,5 milhões de religiosos – quase todos pentecostais – e do México com 2,4 milhões. Toda esta presença internacional tem estimulado muitas das igrejas evangélicas brasileiras a abrir filiais no exterior. A Igreja Universal do Reino de Deus possui sede em todos os continentes do planeta - está em quase 200 países. A Internacional da Graça de Deus, do telepastor R.R. Soares vai pelo mesmo caminho: já chegou aos Estados Unidos, ao México e ao Japão. E dentre as mais antigas, a Assembléia de Deus possui endereços nas Américas, na Ásia e na Europa.

Fontes: BBC Brasil
World Christian Database,
arquivos de VEJA,
manual de redação do jornal Folha de S. Paulo.

Um comentário:

  1. SOU UM SONHADOR AGRACIADO?

    "Só o Amor vence o ódio. A Paz é o caminho! No momento em que aviões de guerra atacam cidades sírias, visando aniquilar redutos e fortalezas do grupo radical Estado Islâmico, uma voz se levanta conclamando as nações à paz.

    A campanha da Assocaição Jurídico-Espírita do Brasil (AJE-Brasil), assim como tem feito em relação a outros temas complexos da sociedade moderna, faz esse convite, um grito de basta à violência, porque há guerra também nas ruas, no campo… Há guerra dentro das corporações, há guerra nos lares… Há guerra nas escolas!

    Ainda hoje vi uma reportagem sobre a vida missionária do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Sua campanha contra a fome e a miséria e em favor da cidadania mobilizou a sociedade inteira. Lembrei da sua luta e também ponderei sobre o Movimento Você e a Paz, encabeçado por nosso querido irmão Divaldo Pereira Franco. Vimos recentemente o périplo do papa Francisco pela África, pregando o amor, a fraternidade…

    Recordo também Martin Luther King e seu célebre discurso em Washington (D.C), no distante ano de 1963. Os Estados Unidos comemoravam o fim da Guerra Civil, de um século antes, que tivera o regime escravagista como um dos pivôs. Encerrada a Guerra da Secessão, os negros, no entanto, continuavam segregados, padecendo humilhações, à margem do progresso e privados dos seus direitos essenciais a uma vida digna.

    King dizia: “Eu tenho um sonho…” E um dos desses sonhos era ver os fuzis transformados em enxadas; os tanques de guerra transformados em tratores. “Eu tenho um sonho!”, bradava ele. E esse sonho era ver os homens unidos, como irmãos, formando uma só Nação. Crianças negras brincando ao lado de crianças brancas. Negros e brancos orando lado a lado no mesmo templo…

    Assim como Martin Luther King, outros missionários sonharam o mesmo sonho. Abraham Lincoln, Nelson Mandela… Dom Helder Câmara, cardeal brasileiro que viveu em Recife (PE), e era um admirador de Chico Xavier, afirmava: “Quando se sonha só, este será apenas um sonho. Mas quando um sonho é de todos, então não será mais um sonho, mas a visão do que virá”.

    E John Lennon cantou algo assim, ao “imaginar” um mundo sem fronteiras, sem brigas religiosas. “Você pode dizer que eu sou um sonhador. Mas eu não sou o único. E eu espero que você, um dia, também venha juntar-se a nós. E o mundo será um só.”
    Fonte: Associação de Juristas Espíritas do Brasil e U.S.E. União das Sociedades Espíritas de São Paulo


    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/brasil/so-o-amor-vence-o-odio-a-paz-e-o-caminho!/#ixzz3tjXoMCay



    ResponderExcluir

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...