André, exemplo de evangelista eficaz

É comum ouvir falar do apóstolo Paulo, ou de Pedro, até porque eles pregaram para multidões, mas André tem seu nome mencionado apenas 12 vezes na Bíblia. Porém, isso não menospreza sua importância como um dos 12 apóstolos, mas enaltece o fato dele ser um pregador intimista, que gostava de falar de Deus em privado.

Era um homem que procurava pelo Messias e confiava na obra futura do Mestre antes mesmo de tê-Lo encontrado pessoalmente. Ele foi um seguidor de João Batista e, depois, quando foi apresentado a Jesus, O seguiu (leia João 1:35-40).

É desta forma que devemos acreditar e transmitir a fé em Jesus: ministrar as pessoas na intimidade, ao ponto de cada uma delas conhecer o verdadeiro Mestre.

André nasceu em Betsaida,e trabalhou com seu irmão na pesca – talvez aqui um indicador de que ele seria um pescador de homens. Conhecido por ser zeloso, sincero e dedicado como apóstolo, foi quem apresentou Pedro a Jesus (João 1:41).

Mas será que cada um de nós faz isso? Quantos amigos e familiares ainda não ouviram você falar de Jesus para eles? André andava com João e, quando ouviu falar que Jesus estava ali, foi correndo chamar seu irmão Pedro.

Outras pistas do Evangelho indicam que André era fisicamente forte, e homem devoto e fiel. Ele não usou de sua aparência para aparecer em público, ao contrário, ele simplesmente creu e levou seu irmão ao encontro de Jesus.

Ter fé em Cristo é algo que não podemos impor a ninguém, mas temos que fazer o que nosso Mestre nos mandou, que é ir e pregar o Evangelho (Marcos 16:15). Ele não disse: espera o momento certo, pense primeiro na sua situação financeira, compre uma casa e depois fale do meu amor. Cristo só disse: “Ide”, independentemente de sua classe social, do que você tem ou onde você trabalha, Ele só quer que você abra a sua boca para que todos possam conhecê-Lo na intimidade.

André é um dos apóstolos considerados os primeiros missionários ou evangelista da fé cristã, por apresentar a Jesus um grupo de gregos (João 12:20-22). Você está preparado para este ‘ide’?
Fique atento, Jesus precisa de sua entrega para que outras vidas sejam salvas.

Todos os dias são dias de salvação (2ª Corintios 6.2). Porém, em Eclesiastes 3, a Palavra de Deus informa que existe tempo para tudo. O evangelista está inserido na questão de usar o tempo oportuno para falar e também para ficar calado.

Efésios 5.16 e Colossenses 4.5 falam em remir nosso tempo. Ora, a recomendação aconselha a cada um de nós otimizar o espaço de 24 horas que Deus nos dá. Quem é cristão precisa ter em sua agenda diária um espaço vago para nunca deixar de transmitir a mensagem ,entre todos os assuntos que estão em nosso coração ardendo para ser falado. Diariamente, o cristão deve informar a alguém que Jesus Cristo é Senhor e único Salvador da Humanidade. Apesar desse compromisso importantíssimo, antes de cumprir essa tarefa inadiável é preciso orar. Na oração, pedir a Deus chances de fazer parte de momentos de evangelização às almas perdidas, momentos que ocorram segundo a direção dEle.

Quando evangelizamos guiados por Deus, estamos caminhando e falando segundo o Espírito Santo, e com certeza transmitindo a mensagem conveniente no momento certo do dia de quem está espiritualmente perdido.

O evangelista deve ser inteligente. Quem evangeliza pode alterar os horários de sua agenda para transmitir as Boas Novas, mas jamais deve interferir e atrapalhar a agenda daqueles que recebem a mensagem evangelística, provocando prejuízos a eles. Jesus é manso e humilde, não é arrombador de portas. Se uma alma não dá ouvidos para você, então combine com ela um horário em que possa ouvi-lo.

Ratifico: Nunca deixe de pregar a Palavra de Deus. Mas também nunca deixe de orar antes de pregar, pedindo que o Senhor coloque-o e em situações convenientes para quem o ouvirá. Orações assim são respondidas, pois essa é a vontade divina para sua vida.

Ao anunciar a Palavra de Deus, o lema de quem é cristão deve ser o mesmo proferido pelos apóstolos Pedro e Paulo: importa agradar a Deus e não aos homens (Atos 5.29; 1ª Tessalonicenses 2.4).

Deus nos oriente,na Fé !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários são bem vindos.

Porém, se o seu comentário,conter qualquer tipo de agressão, ofensa ou desrespeito para com a Instituição Igreja Universal, para com seus líderes ou para com o autor deste blog, removeremos seu comentário sem aviso prévio.

Desde já agradeço o comentário.

Que Deus nos oriente,na Fé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...